Pages

quarta-feira, outubro 12, 2011

A praga das suposições...


Em decorrência da precipitação que permite que transformemos em verdade mera suposição, muitas amizades ficam pelo caminho...
Classifico como espécies  de praga a destruir a plantação no terreno da amizade: as suposições, as percepções, os fatídicos; eu acho..., eu ouvi..., eu percebi..., eu senti...etc.
Penso em praga no sentido de maldição que ataca  a pessoa, a qual   se permite contaminar. Contaminado, o agente  parte a   transmitir   a todos,  que  com ele  estabeleça  sintonia, a sua maldição.
Por tal razão é que encontramos pessoas tomando partido de situações, prestando solidariedades, engrossando a fileira dos contaminados...
Quando  vivemos em  nosso  núcleo familiar ou em nosso ambiente de trabalho ou  ouvimos  os  relatos, todos parecidos,  constatamos  que o que difere  são  apenas os  personagens.
Em família, é comum que um dos seus membros, em determinado momento, decida que dali por diante desempenhará o papel de vítima. Urdindo uma boa trama dedicar-se- á  a sensibilizar   os eleitos  ao seu redor.
No âmbito do  trabalho, ou em qualquer outro não é diferente. O vitimado age  e se abastece ao   ser consolado e  ao  ouvir por exemplo:  “você tem razão”; “você não merece isso...”; é uma injustiça...”; “coitado de você”etc...
Abastecida, a pessoa prossegue no seu intento criando, ao seu redor, um verdadeiro escudo de  proteção o qual impedirá que a verdade  seja dita, que  a farsa tenha fim.
O vitimado não deseja  esclarecer  ou entender as suas  suposições, as suas percepções ou os  seus entendimentos. Cercados de enfermos, igualmente seguem consolados e protegidos para que não  haja o esclarecimento.
Qualquer um de nós pode, neste exato momento, estar desempenhando este infeliz papel: vitimado ou protetor do vitimado.
O antídoto ideal em nossa vida é a adoção da sinceridade por base de conduta. A pessoa sincera usa de franqueza em suas relações, não aceita dissimulações e tem por meta a lealdade.
Não se trata de forma e sim de conteúdo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Caminho de Mim. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase