Pages

quinta-feira, março 17, 2011

É Cômodo....


É cômodo justificarmos, nossos atos, culpando a criação que recebemos.
Observo, que não raras, são as vezes, que  adultos  criticam com amargura,  a criação que receberam.
Enfatizam certo comportamento experimentado na infância e afirmam que foram aqueles, responsáveis pela  atitude inadequada  no hoje.
Enquanto não somos pais, atuantes no processo de educação não compreendemos a difícil tarefa.  Os pais não deixam de ser gente, pessoas portadoras de angustias, ansiedades e todas as características inerentes à vida humana.
Não  é possível a convivência sem o desnudamento de nós mesmos. Desnudos, somos o que mostramos, e não o que aparentamos ser.
Nessa esteira de pensamento, na condição de pai e mãe, por certo, desnudos, nem sempre atenderemos ao que é pedagogicamente correto.
Quando estamos atentos, grande é a probabilidade de respondermos acertadamente aos questionamentos da vida e suas respectivas provocações. Certo é, no entanto, que ao estarmos relaxados temos a possibilidade de deixarmos a desejar...
Se conseguissem, todos os queixosos, considerar as dificuldades de seus pais, realizando em decorrência, o exercício da empatia, compreenderiam que seu comportamento, nos dias de hoje, é a manifestação da sua liberdade de agir, inerente à sua  natureza humana.
Transferir responsabilidades, não destitui o dever de adequação social. O Ser humano tem possibilidade de realizar as mudanças  almejadas, carece para tanto, de determinação e  disciplina.

1 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma palavra de alento ao meu conturbado coração...

Deus lhe abençõe

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Caminho de Mim. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase