Pages

quarta-feira, abril 27, 2011

Lembranças....

 
Enquanto eu aguardava no  consultório médico, foliei uma revista específica e encontrei um artigo que  afirmava a descoberta, hoje antiga, de que os cientistas identificaram  os gânglios basais como parte do cérebro que decide o que vale a pena lembrar ou não destacando a memória temporária ou de trabalho.
No texto publicado na revista Britânica Nature Nerouscience, constava informação de que esquecer a informação menos importante é simples porque o cérebro registra a mais importante.
Se o cérebro registra a emoção mais importante, somos nós, espíritos, que fornecemos o registro da emoção. Por tal razão que são inúteis a batalhas que travamos com as lembranças que não queremos lembrar.
A emoção que sentimos seja ela boa ou ruim, será registrada e a qualquer momento será relembrada, produzindo os efeitos correspondentes e específicos.
Quando a lembrança é boa, repleta de satisfação, gostamos. O mesmo não corre quando nos lembramos de alguém, por exemplo, vinculado a determinada situação que nos permite, no momento atual, experimentar a frustração da perda, da ausência.
Por certo, a lembrança é do bom momento, das horas agradáveis, dos risos, dos planos... Dá uma vontade enorme de voltar no tempo de apagar para não mais lembrar.
Que bobagem a nossa, brigar com a lembrança é inútil porque o cérebro já registrou cada emoção e com o título de importante, realizou o armazenamento.
Penso que é o coração que emite o comando determinante para o registro no cérebro. Ele satisfeito, pleno, alimentado é um perigo...
Então, não adianta brigar com a lembrança quando ela chega. Não adianta: fugir da chuva, do dia de sol, da noite estrelada, da lua cheia, das datas festivas, apagar email, rasgar fotos, cartões, deixar de freqüentar lugares,  romper com pessoas, ficar de mal...
O melhor que fazemos é permitir que a lembrança traduza a  certeza de que  a vida é composta de momentos felizes e que só depende   de nós   os novos registros, e automaticamente,  novas lembranças.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Caminho de Mim. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase