Pages

quarta-feira, abril 04, 2012

A dificil tarefa...

O sintoma de egoísmo pode ser identificado facilmente pelos os outros. Pela pessoa que experimenta tal manifestação  é quase que impossível.
Consultando o dicionário, encontramos por definição: “é a qualidade  do Egoísta, aquele que   põe seus interesses, acima do interesse alheio”.
Que complexo!!!
Encontramos definições as quais  só nos  é possível compreendê-las, quando experimentamos, em nós,  o resultado.
No caso do egoísmo,sinto dessa forma. Ser apontado de  egoísta, por certo,  soa como uma agressão, uma provocação...  Reunimos todos os argumentos, todas as justificativas e interrogamos  aos mais próximos. Por fim, formamos time e desmentimos a afirmativa.
Seguimos, então, aliviados...
É  lamentável a nossa atitude. Perdemos boas oportunidades de realização ao lado de alguém: ferimos, magoamos, deixamos...
Como qualquer manifestação humana,  o egoísmos é fruto  do estado evolutivo  em que nos  encontramos. A manifestação egoísta é produto, não surge de repente.
Ao  entendermos por defeito, a queremos longe de nós. Se olhássemos como característica de um ser  inacabado, em construção, por certo realizaríamos os ajustes necessários.
Nascemos e crescemos perseguindo a perfeição, idealizando  modelos tão distantes de nossas possibilidades... Por consequência, seguimos  vitimados.
Tomados de autopiedade, supervalorizamos o que é  temporariamente nosso  e  exigimos reconhecimento, apreço e devoção; sobretudo de quem está bem próximo.
Motivados pelo egoísmo, não  percebemos  que cobramos aquilo que  não doamos. Que exigimos atenção, zelo, presença e  somos distantes, ausentes, indiferentes...
O egoísmo  apresenta sintoma  que exige medicação eficaz.
Assim sendo, quando alguém  apontar em nós, alguma manifestação egoísta, observemos o nosso proceder...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Caminho de Mim. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase