Pages

segunda-feira, julho 05, 2010

A felcidade é possível...



Em O Evangelho Segundo o Espiritismo consta no item de nº 20 a afirmativa de que “A Felicidade não é deste Mundo” inserido, no capítulo V da mesma Obra.
Refletir sobre o tema é dever daquele que procura compreender a Doutrina em seu caráter Consolador. Consolar no sentido de instruir a fim de que instruído o homem possa realizar de forma precisa suas escolhas.
A felicidade, tema fartamente discutido no mundo atual. No mundo antigo, na Grécia, por exemplo, era entendida como uma doação de Deus, um legado ao homem.
Roma avança na história, e o conceito de felicidade passa ser visto como um atributo dos homens vitoriosos, dos ganhadores. Posteriormente os virtuosos eram apontados como os homens felizes.
Para Santo Agostinho, a felicidade só poderia existir se o homem dedicasse sua vida plenamente a Deus, vivendo santamente.
Conceituar felicidade não se faz necessário, tendo em vista a proposta do Evangelho.  A ciência aponta a área do cérebro que revela o estado de felicidade, identificando as reações químicas, comprovando o efeito no corpo físico ao proporciona qualidade de vida.
O texto, objeto de nossa reflexão, foi escrito no ano de 1863, mensagem do Cardeal Morlot, notável Senhor Nicolas-Madeleine.  À época, por certo, revelava o Espírito, sua capacidade intelectiva, a grande sensibilidade para entender a alma humana sobre duas dimensões: objetiva e subjetiva.
Por consequência, a felicidade foi analisada sobre as duas dimensões: objetiva aquela visível a todos, manifestação publicamente comprovada por intermédio das exteriorizações materiais (moradia, vestuário,alimentação...) e a dimensão subjetiva, a invisível aos olhos humanos, fruto de uma mente em paz, tranquila, produtiva.
Encarnados em um mundo de provas e expiações, resultados de nossas escolhas, vivemos em busca da felicidade, como se fossemos encontrá-la em algum lugar estabelecido, em alguma fórmula encontrada em laboratório, em alguém especial.
As livrarias permanecem vendendo obras consumidas vorazmente, livros identificados de auto ajuda são os mais procurados, artigos escritos, filmes lançados, e o homem continua infeliz.
A farmacologia avança objetivando aliviar o homem da falta de felicidade e os remédios sem alcançarem o resultado esperado são prescritos em receituários de cores variadas.
E o homem sem implementar esforços, na investigação de si mesmo, não compreenderá que as duas dimensões necessitam de harmonia. O aspecto visível demonstrado exteriormente é fácil ser suprido, dependerá do grau de exigência de cada indivíduo. Difícil é o aspecto interno, subjetivo que demanda a mais delicada de todas as viagens que o Espírito possa realizar: A viagem para dentro de si mesmo.
A felicidade está  destinada ao homem de bem, livre das amarras do egoismo, liberto do orgulho que nos cega e nos aprisiona.
Por certo  o Planeta Terra um dia será a morada dos Espíritos felizes, considerando que a Evolução é uma das Leis Divinas e  atraídos pela Lei  que aproxima os afins, aqui estarão  os que  lograrem êxito  no empreendimento   edificador: O Homem Novo ! 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Caminho de Mim. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase