Pages

segunda-feira, julho 19, 2010

Ser Idoso é Ser Vitorioso!



  O conceito de idoso carece ser revisto a fim de que possa a sociedade compreender que a medida protetiva evidenciada no texto Constitucional, não dispõe da certeza da hiposuficiência daquele que alcançou os seus sessenta anos de idade ou mais.
 Pretende sim o Estado, assegurar qualidade de vida àquele que alcançou uma bela fase, que consiste na capacidade de apreciar os fatos, compreender os acontecimentos e realizar com menos ansiedade.
 A melhor fase da vida faculta a realização das escolhas, a liberdade de dizer não e a leveza no consentimento.
 O Ordenamento Jurídico, de forma apropriada por certo, assegura e regula direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, cabe considerar, porém, e ressaltar, que se não houver, por parte de cada cidadão, a valorização, o reconhecimento a compreensão do que significa ser Idoso, o dispositivo legal perde a razão de ser.
A Lei tem por finalidade remeter o homem ao estado de idealidade. Compreendemos, dessa forma, que a sociedade ao legislar por intermédio dos legisladores evidenciou que envelhecer dignamente é direito de todos.
 O processo de envelhecimento inicia com o nascimento que aponta para a velhice se os fatores inerentes à vida e às escolhas individuais permitirem.
 O avanço da ciência contribui a cada dia para a qualidade de vida de um modo geral.A Psicologia permite a libertação dos traumas próprios de uma vida vivida, a Psiquiatria deixou de ser encarado de forma pejorativa permitindo a medicação adequada, a Clinica Médica indica a especialidade a ser procurada. As Universidades abriram as portas, e idade não é  mais problema, porque está comprovado  que a inteligência se manifesta em diversos níveis,  sem que o fator idade possa ser impeditivo   de   estudar,  escrever, criar, produzir.
 Muitos são os relatos, diversos  destaques ao empreendedorismo dos mais vividos  e  sucesso comprovado   aos tantos que prosseguiram vencendo o tempo, mesmo que não sejam conhecidos publicamente.
 No anonimato,  homens nobres  realizam no silêncio dos lares;  sustentam famílias; assumem compromissos ; reerguem filhos, netos e  agregados.   A força extraída da vida vivida permite a coragem , fortalece  a  alma, fatores  essenciais  à permanência   no  palco da vida.
 Ser  Idoso é na verdade ser um vitorioso,  aceitar    que o tempo  opere mudanças físicas  sem que as mesmas  contribuam   de forma negativa para  a qualidade da mente é  atitude de inteligência. 

2 comentários:

Regina Chagas disse...

Amiga, se todos tivessem o respeito que você tem pelos Amigos da Melhor Idade, o mundo seria mais florido.
Um beijo grande.

Regina Chagas disse...

Amiga, Joanna é um bálsamo em nossas vidas.
Lindo!!
Beijos

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Caminho de Mim. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase