Pages

sábado, outubro 02, 2010

Pai e Mãe, Tarefa Dificil !

 Ser pai e mãe é tarefa de difícil realização.  Escolher boas Escolas, favorecer com as facilidades econômicas, facultar o conhecimento cultural não é o suficiente para ver o filho capaz de vencer as suas limitações no campo emocional
Homens vitoriosos sob o aspecto financeiro, reconhecidos ante os títulos que ostentam naufragam nas relações afetivas.
Incapazes de suportar frustrações acusam, culpam, ofendem, mentem e fogem do encontro consigo.
Preparar o filho para a vida requer tempo emocional, coragem para se rever a todo instante, disposição para reconhecer suas próprias limitações.
Não posso imaginar o exercício da maternidade e da paternidade sem conflito intimo, sem medos de errar, sem angustia fruto da percepção de que o filho é um ser, uma individualidade.
As facilidades do mundo moderno, a tecnologia o incentivo à independência são fatores facilitadores e não podemos negar. Porém, como qualquer instrumento, o uso inadequado pode conduzir as relações familiares a total distanciamento de seus membros.
Crianças cressem tendo acesso às máquinas, aos bons colégios, ao lazer ao esporte às atividades que permitirão que sejam bem colocadas no mercado de trabalho e brilhem assim como seus pais, avós etc.
As babás bem selecionadas são verdadeiras mães, acompanham inclusive nas festinhas dos amiguinhos, nas viagens, em todo o dia.
As creches bem estruturadas permitem o acompanhamento do berçário via computador, o colinho da mamãe foi substituído pela atividade que a tecnologia permite o contar histórias o cantar pra ninar foi substituído pelo CD, pela TV, pelo DVD.
Como viver no mundo do agora, sendo pais presentes, comprometidos com o desenvolvimento emocional?
Há de se ter vocação, por certo, para a tarefa de pais educadores, que não queriam ser coleguinhas do filho, que não permitam a inversão dos papeis que percebam que a falta de bens materiais não mata o que faz morrer é a falta de afeto, de presença amorosa que limita alimentando pra vida.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Caminho de Mim. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase