Pages

sexta-feira, novembro 26, 2010

Estou Doente?

Comportamento violento é aquele que causa dano em alguém ou em alguma coisa.
Violência é consequência  e não causa, como pensam alguns.
Olhando pelo ângulo da consequência, penso que o  autor  do ato de violência é alguém  que  está  muitíssimo doente.
Dedicamos atenção a doença do corpo, por medo, em alguns casos, de  contágio, de contaminação. Ao longo dos anos, não consideramos a  enfermidade instalada na sociedade.
Hoje, em estado de choque, nos deparamos com este mal que atinge a todos, cada um a seu turno.Vejamos, porém, que  olhamos pelo ângulo  da vítima.
Podemos  afirmar que  a violência é contagiosa  e de cura difícil, ante os 
diversos fatores  identificados por  provocadores.
Identificar  um ato violento é  fácil, quando os   olhos  denunciam e a escala de valores anunciam. Chamamos então, de violência comprovada.
Difícil de  constatação é a violência silenciosa. As manifestações grosserias, por exemplo, aceita pela sociedade e justificada por   stress.
A falta de gentileza,a ausência de  respeito nas relações,a competição danosa que   inviabiliza a vida de relação  são manifestações  que identificam a violência no cotidiano.
A desqualificação  explícita ou implícita, manifesta nas relações; a indiferença  responsável  pela morte da esperança...
E o autor da violência?  É  vítima de si mesmo, é alguém que não tem  o endereço da paz.  Certo de que só damos o que possuímos, mostramo-nos a cada segundo.
O nosso comportamento fala de nós: os gestos, o olhar, a fala, meios reveladores do nosso estado de saúde ou enfermidade.
Dessa forma,  façamos uma análise, observemo-nos nas relações diversas. Sejamos críticos de nossos atos que, por certo, perceberemos se estamos ou não doentes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Caminho de Mim. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase