Pages

quarta-feira, janeiro 23, 2019

Viver em Harmonia


Para que possamos viver em harmonia conosco e com os outros, necessitamos elaborar e manter um programa pessoal, mínimo que seja.
Penso que devemos começar pela cooperação. Um simples ato de consideração, já faz a diferença.
Viver em harmonia exige ainda, que não tenhamos pressa. Ser paciente requer exercício diário, a pressa é inimiga da amizade, gera pressão em relação ao amigo e descontrole em quem a cultiva.
Aprender a organizar os nossos momentos de forma que não precisemos viver em agitação, não é tarefa fácil. Agitados, transmitimos insegurança e nos perdemos na ansiedade e não conseguimos ser solidários.
Considerando que todos nós precisamos de ajuda, ser solidário é imperativo da vida. Uma palavra para levantar os ânimos debilitados, estimulando ao prosseguimento de novas lutas, sem ironias, sem criticas, sem as brincadeiras que levam ao ridículo é o refrigério que precisamos.
Viver em harmonia exige que sejamos ainda, amorosos.  Num mundo carente que vivemos toda baga de amor, é como analgésico a aliviar a dor; é raio de luz que aponta o rumo e dissipa a treva.
Possuímos bloqueios, temos receios e fortes barreiras no campo do afeto, do amor. Perdemos-nos nas definições, queremos explicações, contrapartida para que possamos amar com segurança e correspondidos.
A proposta de Jesus ecoa até o dia de hoje: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” – Jo 15,15-17.  
Tentemos hoje, comecemos agora rompendo os bloqueios, vençamos os receios e limites, deixando que o amor nos conduza no exercício diário da compreensão em direção a harmonia almejada.
Cooperar e confiar no bem, acredito que seja a diretriz para a nossa própria harmonia e para a de todos os demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Caminho de Mim. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase