Pages

quarta-feira, julho 13, 2011

"Bestinhas" ?


Quando adolescente, o termo utilizado para identificar as meninas, colegas de escola, que não faziam parte do nosso grupo era : “bestinha”.
Durante todo o antigo ginásio, os grupos competiam entre si. No dia da entrega da nota, declinada em voz alta, formávamos uma torcida organizada; na aula de educação física as equipes formadas  para os jogos eram destacadas ...
Na formatura, que ocorria  no pátio, o uniforme  era observado, entre olhos fazíamos a comparação. Assim crescemos, certas de que  nós não  éramos as bestinhas  e, sim,  o grupo da turma de traz. Éramos  da  turma da frente!
Muito tempo se passou... Certo dia, uma  amiga querida,   apresentou-me  a cunhada; percebi, na  expressão da moça, que o meu nome não lhe era desconhecido e daí  veio a surpresa: ela era uma das    meninas  do grupo  das  bestinhas.
Foi agradabilíssimo o encontro e,  para minha  surpresa, tomei conhecimento  que o grupo que eu fazia parte, também era visto como bestinha. Então, constatamos que a turma  era composta por bestinhas.  
Ela  confidenciou   que sempre desejou ser minha  amiga;  lembrou-me de fatos que   eu houvera esquecido; outros  tomei  conhecimento naquela hora;  falou da admiração que nutria por mim,do quanto desejou ser como eu em alguns momentos.
Éramos tão meninas, tínhamos a mesma idade...
Foi uma grande aula de vida; à minha frente eu via  alguém  que guardava sobre mim lembranças  boas e que  eu não pude desfrutar da amizade , em decorrência de tão empobrecida   avaliação, à época.
Penso que  assim procedemos  na vida muito mais vezes  do que imaginamos. Dizemos não gostar de alguém  pelos  porquês  mais variados e nunca comprovados.
Nutrimos antipatias gratuitas; tomamos por verdades o que nossos olhos vêm ou, o que supomos ser, sem darmos a oportunidade das explicações devidas; sem passarmos a limpo; sem avaliarmos  as noticias, nem estabelecermos a aproximação que aquece e estreita.
Quantas pessoas  gostariam de conversar conosco; quantas  poderiam contribuir em nossa vida e, por  rotularmos  estas ou aquelas, não  as deixamos chegar...
Por certo,  teríamos mais  amigos e poderíamos dar mais de nós, se  deixássemos  a energia boa circular.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Caminho de Mim. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase