Pages

sexta-feira, julho 08, 2011

A cultura da perfeição

A  cultura da perfeição, rejeitando claramente as manifestações de vulnerabilidade é uma das características do sistema capitalista. Em  decorrência desta cultura, sofremos uma grave crise  de ordem emocional.
Rendemos culto a beleza, estabelecendo por  padrão o que  é  determinado  nas passarelas; aceitamos  o que é imposto  sob o título de tendência  e  admiramos  os que colecionam cargos e  títulos.  Vitorioso é o bem sucedido economicamente; é  aquela pessoa   que ocupa as colunas sociais, a qual é manchete nos jornais e revistas semanais.
Distanciados do que somos, vivemos preocupados em mostrar o que temos  e, quando não temos o que mostrar,  sofremos...
Penso que vivemos a era do vazio. Na labuta diária em busca do ter, distanciamo-nos  do ser, sem que entendamos o porquê.
Não temos tempo  para reflexões e o relógio não para; as respostas tem de ser instantâneas,  porque o tempo é  tido como um  dos capitais  mais  valiosos.
Não  nos olhamos, não nos  acolhemos, fugimos do enfrentamento das dores próprias  da nossa realidade humana: quando  morre algum ente querido, temos que estar bem,  quase já  no  dia seguinte;  ao findar uma relação amorosa,  afirmamos que não devemos sofrer  porque “a fila anda”,  não fazemos o balanço necessário;  não choramos de saudade...
Onde depositamos as  demandas absolutamente humanas?  Não há espaço para a dor, para  o luto, para o medo , para a dúvida.
Creio que estamos mutilados  emocionalmente  e, não existe  à venda a prótese emocional. A medicação pode nos fazer dormir, mas quando acordados temos  de enfrentar a realidade   humana, o nosso vazio...
Precisamos de ajuda, por certo, mas temos de  dar o primeiro passo.    
 

1 comentários:

Regina Chagas disse...

Amiga vc voltou com tudo. Esta simplesmente LINDOOOO.
Bjusss

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Caminho de Mim. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase